HOME CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA

ENFERMAGEM ESTÉTICA

ENFERMAGEM ESTÉTICA

O curso de Pós-graduação em Enfermagem Estética possui estrutura curricular elaborada em conformidade com as necessidades de formação profissional previstas pelo Conselho Federal de Enfermagem, e de acordo com a Resolução no 529 de 09 de Novembro de 2016 (alterada pela Resolução 626/2020). Dispõe sobre as atribuições do profissional Enfermeiro no Exercício da Saúde Estética e Atuar como Responsável Técnico de Empresa que Executam Atividades para fins Estéticos. O curso se desenvolve no Brasil visto os inúmeros desafios a enfrentar no sentido de reestruturar o seu modelo de serviço de saúde de forma a prestar assistência adequada a sociedade, especialmente em relação à saúde estética e, ao mesmo tempo, prestar assistência e orientar a população com disfunção dermato-fisiológica mostrando/ identificando as formas de correção e da prevenção inclusive através da anamnese bem como, ao atendimento e cuidado humanizado àqueles com problemas existentes. Assim, considera o conselho Federal de Enfermagem que procedimentos invasivos não-cirúrgicos na área de estética são também de competência dos profissionais da área de saúde, dentre eles estando inserido o Enfermeiro. Ainda, direciona o Conselho Federal de Enfermagem que os profissionais Enfermeiros atuam e desenvolvem de maneira interdisciplinar e participativa em ações e serviços de saúde, até mesmo as que tratam das disfunções metabólicas, dermatológicas e fisiológicas e que são soluções alternativas aos interesses da população. Isso, posto institui-se no Brasil em 2016 a habilitação em Enfermagem Estética para todo portador de terceiro grau completo em Enfermagem, que deseje atuar na área. Para tanto, o Enfermeiro deve comprovar ao Conselho sua habilitação ao final da graduação ou por meio de Pós-Graduação em Enfermagem Estética.

Objetivo geral do curso:

O objetivo geral do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Enfermagem Estética é habilitar e capacitar profissionais da saúde, responsáveis nas áreas do conhecimento concernentes à saúde estética, contribuindo para o desenvolvimento do setor da região em que atuam. Crescer em serviços de educação no segmento da saúde estética, tornando-se como referência no mercado, proporcionando formação de qualidade ao profissional da saúde das mais amplas classes sociais, preparando-os para um mercado de trabalho competitivo.

Objetivos específicos:


São objetivos específicos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, Especialização em Enfermagem Estética:
➢ Oferecer cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Estética em regime semi-presencial / híbrido ao público formado por Enfermeiros de todo o Brasil.
➢ Capacitar profissionais da saúde, especialmente Enfermeiros socialmente responsáveis, nas áreas do conhecimento concernentes à saúde estética, contribuindo para o desenvolvimento do setor da região em que atuam.
➢ Crescer em serviços de educação no segmento da Enfermagem Estética, tornando-se referência no mercado regional, nacional e internacional, proporcionando formação de qualidade ao profissional da saúde das mais amplas classes econômicas.

Matriz Curricular do Curso

Disciplinas Área Obrigatória

  • Bioética e Biossegurança em Enfermagem Estética e Primeiros Socorros aplicados a Biomedicina Estética
  • Gestão, Legislação, Fotografia e Marketing de Clínicas de Estética
  • Metodologia Científica

Disciplinas Área Conexa

  1. Introdução a Enfermagem Estética e Anatomia de cabeça e pescoço
  2. Química para Ciências da Saúde: Imunologia, Bioquímica e Genética aplicada à estética
  3. Consulta e Semiologia em Enfermagem Estética
  4. Farmacologia e prescrição estética: Abordagem anti aging, nutrigenômica e epigenômica.
  1. Cosmetologia Aplicada
  2. Síndrome da Desarmonia Corporal
  3. Injetáveis: Intradermoterapia, insuflação controlada de dióxido de carbono (carboxiterapia), e procedimento estético injetável para micro vasos (PEIM)
  4. Prática Clínica I

DISCIPLINA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

  1. Bases da Nutrição Estética
  2. Tecnologia dos ácidos: Peelings Químicos Superficiais, Médios e Combinados
  3. Eletroterapia, Laser e Luz Intensa Pulsada
  4. Tricologia Aplicada
  5. Técnicas Aplicadas ao Rejuvenescimento Cutâneo
  6. Prática Clínica II
  7. Toxina Botulínica tipo A, Preenchedores e Fios de dermosustentação
  8. Anatomia Aplicada em Cadáveres com Ênfase em Harmonização Facial (ITC) – módulo opcional
  9. Prática Clínica III

Coordenador(es) e professor(es):

Coordenadora: Paula Dornelles

Professora: Nathália Louize

Professora: Natália Barcelos

Professora: Bruna Medeiros Neves

Professora: Juliana Ferla

Professora: Anaméli Lipreri

Professora: Viviane Krucinski

Professora: Ricardo Aguiar

Professora: Viviane Fagundes

Professora: Elisa Marczak

Ficha de Inscrição

    A matrícula somente estará efetivada com o pagamento do valor correspondente, apresentação dos documentos solicitados e assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais. O Instituto Odontológico das Américas - IOA UNIQPRO CAXIAS DO SUL, reserva-se o direito de não realizar o curso caso o número de vagas não seja preenchido.

    Assine nossa newsletter!

    Cursos, eventos e promoções. Acompanhe nosso conteúdo e seja o primeiro a receber nossas notificações exclusivas.

      Topo