(54) 3039 3040 | (54) 3039 3060

IMPRESSORA 3D E SEU USO NA ODONTOLOGIA

Conheça a impressora 3D, nova aquisição do laboratório da Uniqpro, para garantir agilidade e qualidade aos serviços realizados. Confira!

IMPRESSORA 3D E SEU USO NA ODONTOLOGIA


Você já ouviu falar da impressora 3D? Atualmente, em tudo o que se faz, existe algum tipo de tecnologia sendo utilizada. Dentre tantos exemplos, pode-se destacar a comunicação, os meios de transporte, as indústrias e, é claro, os cuidados com a saúde. E na odontologia não é diferente, já que surgem cada vez mais pesquisas e inovações na área para otimizar a execução dos serviços. No artigo de hoje, vamos conhecer a mais nova aquisição do laboratório da Uniqpro, ideal para o detalhamento dos procedimentos odontológicos e excelência dos trabalhos realizados: a impressora 3D. Confira!


O que é uma impressão 3D?


Pode-se definir uma impressão 3D como uma técnica de prototipagem. Ou seja, ela atua para dar forma a um determinado material, seguindo um projeto específico. Desta forma, o profissional responsável por manuseá-la repassa os dados exatos da peça que precisa ser esculpida e a impressora realiza todas as demais etapas do processo.


Entre as principais peças produzidas com impressoras 3D, podemos citar brinquedos, próteses, tecido humano e peças para máquinas. Na odontologia, ela atua no planejamento e confecção de próteses, moldes e demais peças constituintes dos procedimentos, garantindo rapidez e qualidade dos resultados.  


Como funciona a impressão 3D?


Como a impressora necessita das medidas e dados específicos para fabricar os produtos, é preciso fornecer a ela todas as ferramentas para a execução do projeto. Isso inclui o uso de um software específico, que permite que a impressão seja realizada em camadas, a partir da leitura dos dados. Além disso, é possível utilizar diferentes tipos de materiais para a impressão, sendo mais comuns o ABS, que é um tipo de plástico; e o PLA, um polímero biodegradável.


Após definir qual material será utilizado, o responsável deve indicar qual o método mais adequado para esculpir as peças, como a modelagem por fusão e depósito (FDN), a sinterização seletiva a laser (SLS) e a estereolitografia (SLA). Por isso, antes de optar pelo uso da impressora 3D, é importante ter um projeto detalhado de todas as etapas e informações que serão necessárias, a fim de otimizar o processo e garantir resultados mais eficazes.


Inovações na odontologia


A saúde bucal é uma das grandes responsáveis pelo bom funcionamento de todo o corpo. Desta forma, a falta de higiene somada a não realização de idas ao dentista, podem desencadear diversos tipos de doenças. No entanto, para evitar tal situação, além de todo o conhecimento teórico e prático, hoje cirurgiões dentistas e técnicos de prótese dentária contam com inovações em materiais e equipamentos da mais alta tecnologia, a fim de obter mais previsibilidade e segurança, além de garantir qualidade e conforto a seus pacientes. E uma dessas possibilidades é o uso de impressoras 3D.


Como a impressora 3D pode ser utilizada na odontologia?


Em geral, odentista envia as imagens obtidas com o scanner intraoral (para reprodução da estrutura bucal) ao laboratório que possui a tecnologia 3D e a partir daí são impressos os modelos de resina. Na sequência, sobre esses modelos fiéis à boca do paciente, são executados os trabalhos solicitados, facilitando o cumprimento de diferentes demandas dentro da área da odontologia, já que a impressora 3D oferece soluções em procedimentos, como protetores bucais, placas mio-relaxantes, guias cirúrgicos multifuncionais e provisórios.


Impressora Done 3D


O laboratório da UNIQPRO, após realizar uma longa pesquisa, visitas e intercâmbio em laboratórios parceiros, adquiriu a impressora Done 3D, uma das melhores do mercado, a fim de otimizar cada vez mais a realização de seus tratamentos. Além de equipamentos de altíssima qualidade, a Uniq também dispõe do suporte de uma equipe de engenheiros que auxiliam na execução de impressões, trazendo máxima precisão e segurança aos serviços oferecidos.


Além disso, o laboratório conta com a fresadora de cinco eixos da Amann Girrbach, que dentre suas possibilidades possui fresa inlays, onlays, coroas cerâmicas e estruturas para protocolos cerâmicos em metal e zircônia, tonando-se assim um ambiente completo e com capacidade de atender todos os tipos de necessidades odontológicas.


Através de constantes atualizações tecnológicas, mão de obra altamente qualificada de seus colaboradores e equipamentos com as melhores inovações do mercado, a Uniq segue buscando entregar qualidade, agilidade e segurança na realização de seus serviços, para não apenas saúde, mas também conforto e bem-estar a todos os que confiam no seu trabalho. Entre em contato, agende uma consulta e venha conhecer!


Este artigo foi construído com base nas informações do nosso TPD, Julio Cesar Correa Soares.



QUAX - Sites & Sistemas