HOME Prótese Total Definitiva

Prótese Total Definitiva

A prótese total definitiva dentária tem a finalidade de repor dentes, trazendo mais beleza e confiança ao sorriso.

As próteses totais definitivas são as que repõem todos os dentes de uma vez. Sua confecção é feita com dentes artificiais de resina e sua estrutura é um plástico resistente com uma colocação que imita a cor original da gengiva. Ela é confeccionada sobre a gengiva saudável e cicatrizada. Sua durabilidade é muito grande e leva mais estabilidade para a boca.

A importância de realizar o tratamento de prótese total definitiva

Seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as funções: estática, fonética e mastigação. A prótese não consegue devolver todas as funções dos dentes do paciente, porém ela auxilia no retorno da função mastigatória. Além disso ela é muito importante para a saúde, pois um paciente sem dentes é um forte candidato a passar por fortes dores de cabeça e desenvolver gastrite.

A prótese total definitiva ainda devolve ao paciente um novo sorriso, ajudando na melhora da autoestima.

Complicações da não colocação da prótese total definitiva

Não recolocar os dentes perdidos pode acarretar grandes complicações, como:

  • Modificação da mordida;
  • Desconforto nas articulações;
  • Problemas estéticos;
  • Perda da autoestima;
  • Problemas digestivos;
  • Baixa autoestima

Higienização da prótese total definitiva e cuidados após a instalação

É muito importante e recomendado um cuidado diário com as próteses e visitas regulares ao dentista. Por isso, não deixe de utilizar o fio dental para evitar o acúmulo de alimentos no local e mantenha sempre os dentes com uma boa escovação.

Além disso, há uma fase de adaptação com essa nova prótese, que se caracteriza por reaprender a falar normalmente e se alimentar. Caso a prótese total definitiva cause algum desconforto, é importante retornar ao dentista para realizar alguns ajustes. Há casos, também, em que a dentadura inferior não se fixa corretamente na boca. Nesses casos é indicado que o paciente procure o dentista e converse sobre a possibilidade de utilizar prótese total sobre implantes, para que não haja problemas futuros.

Uma dica importante, é a massagem sobre a gengiva e céu da boca, assim, promoverá a circulação do sangue e remove placas bacterianas fixadas na mucosa.

Entre em contato conosco

    Topo