HOME Geral Cirurgia Plástica Periodontal

Cirurgia Plástica Periodontal

PERIODONTIA---Cirurgia-Plástica-Periodontal

Essa cirurgia vem sendo muito utilizada em tratamentos estéticos para melhorar o sorriso. O objetivo da cirurgia plástica periodontal é corrigir gengivas desalinhadas, recobrir raízes dentárias expostas ou acabar de vez com o sorriso gengival.

Indicações da cirurgia plástica periodontal

A indicação principal da cirurgia plástica periodontal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros problemas, devem ser tratados antes de qualquer procedimento estético.

  • Indicada para o alinhamento gengival pós tratamento com aparelho ortodôntico;
  • Corrige o sorriso gengival;
  • Recobre a raiz dentária que acabou ficando exposta por retração gengival;
  • Modifica a arquitetura de gengivas junto a próteses dentárias e implantes;
  • Recupera dentes fraturados ou cariados quando houver falhas abaixo das gengivas;

Como surgem as doenças gengivais

Normalmente o início dos problemas com a gengiva são as placas bacterianas. Essas bactérias formam uma película ao redor dos dentes, e não possui cor, portanto, é quase impossível percebê-las. Para que essas placas não tornem-se problemas gengivais que necessitem de cirurgia plástica periodontal, é importante manter uma boa saúde bucal, escovando os dentes depois de todas as refeições para, assim, remover todo e qualquer resíduo de alimento que possa gerar uma infecção dos dentes, de gengiva e, em alguns casos, doenças que possam atingir o tecido gengival e o osso que suporta toda a dentição.

Além das placas bacterianas, outros fatores podem estar relacionados as doenças gengivais e devem ser cuidados para que não haja a necessidade de algum tratamento ou a cirurgia plástica periodontal, confira os exemplos:

  • Hábito de fumar;
  • Diabetes;
  • Gravidez;
  • Medicamentos que ocasionam a diminuição salivar;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Mudanças hormonais da puberdade.

Como é realizada a cirurgia plástica periodontal?

Ela consiste na remoção de tecido gengival, em um procedimento cirúrgico considerado simples. Primeiro o dentista aplica a anestesia para que o paciente não sinta desconfortos ao longo do procedimento. Após ele inicia o descolamento dos tecidos moles, remove a gengiva excessiva e pode corrigir, também, o contorno gengival.

É necessário que cada caso seja avaliado individualmente para a realização da cirurgia plástica periodontal, porque o tanto de gengiva e o procedimento, irão variar de pessoa para pessoa e, em casos mais complexos, pode ser necessária uma cirurgia mais elaborada.

Recuperação após o procedimento

Hoje, as técnicas cirúrgicas proporcionam excelentes resultados estéticos e um pós-operatório sem tantos desconfortos. Geralmente não é necessário que haja repouso e o paciente poderá voltar às suas atividades normais no dia seguinte, desde que tenha alguns cuidados no pós-operatório. É necessário que haja o cuidado com exercícios físicos intensos e com alimentos muito quentes e rígidos. É importante também redobrar os cuidados de higiene bucal e tomar de modo correto a medicação que será indicada pelo dentista.

Em casos mais complexos, como a correção do sorriso gengival, retração das gengivas é necessário um cuidado prolongado, por 10 dias ou até mais. Neste período, para que o paciente consiga alimentar-se nem riscos, é, em grande parte das vezes, colocada ou aderida uma massa protetora no local para proteger a ferida.

Dicas para lembrar

  • Uma gengiva saudável sempre apresentará uma cor rosa claro;
  • É indispensável prevenir as doenças para que não haja a necessidade de cirurgia plástica periodontal e nenhum outro tipo de procedimento nos dentes e para manter dentes saudáveis durante a vida;
  • Converse com o seu dentista sobre qual é a melhor forma de ter uma boa escovação dos dentes;
  • É indispensável que haja a escovação antes de deitar-se e depois de ingerir qualquer alimento doce;
  • Importante evitar alimentos e bebidas adocicadas, principalmente se você não puder escovar os dentes logo após fazer essa ingestão;
  • Visite seu dentista com frequência, principalmente se você notar alguma mudança na coloração ou sentir desconfortos na gengiva, assim você poderá evitar procedimentos como a cirurgia plástica periodontal.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo