HOME Estética Clareamento dental

Clareamento dental

clareamento-dental-uniqpro

A técnica de clareamento dos dentes é uma das mais procuradas quando o assunto é saúde bucal, pois atua na recuperação da cor original dos dentes, proporcionando uma aparência muito mais limpa e branca. Apesar de ser um procedimento simples, o clareamento exige uma série de cuidados para evitar o surgimento de problemas e atingir resultados mais eficazes.

Quando devo optar pelo clareamento?

Com o passar dos anos, nossos dentes tendem a perder sua cor original devido a diversos fatores, ficando com uma aparência amarela ou manchada, que prejudica a estética do nosso sorriso. Nesse momento, o clareamento é a opção mais indicada, pois o agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dos dentes e reagir a estes pigmentos, transformando-os em pequenas moléculas e proporcionando uma grande diferença visual de dentes mais claros.

Quem pode fazer esse tratamento?

O clareamento dental é indicado para todas as pessoas que estão insatisfeitas com a cor dos seus dentes e desejam atingir uma estética bucal mais clara e limpa. De maneira geral, não há grandes restrições para a sua realização, com exceção de gestantes, lactantes e menores de 15 anos de idade. Por essa razão, conforme o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o número de pacientes que buscam por tratamentos para clarear os dentes cresce 30% ao ano no Brasil.

Quais os tipos de clareamento dental?

De um modo geral, existem dois tipos de clareamento disponíveis: 1) aquele que é realizado por um profissional em consultório, proporcionando resultados muito mais rápidos; e 2) aquele que é realizado em casa com a orientação de um profissional e causa menor sensibilidade aos dentes. Saiba mais sobre cada tipo:

Clareamento dental a laser:

Essa é a opção ideal para quem deseja atingir o branqueamento do sorriso de forma mais rápida e confortável, bem como para pessoas que têm uma retração gengival importante. Em um primeiro momento, o dentista espalha um gel clareador de uso profissional sob os dentes do paciente. Na sequência, o laser entra em ação para fazer com que o efeito do gel apareça mais rápido, reduzindo o seu tempo de aplicação. Neste caso, é recomendada a realização de uma a quatro sessões de aproximadamente uma hora e meia cada.

Clareamento dental a gel ou caseiro:

Essa é a forma mais utilizada para se fazer um branqueamento dentário, pois oferece a possibilidade de realizar o clareamento no conforto da sua casa. De maneira geral, o profissional providencia uma moldeira flexível personalizada, que será levada para casa junto com um gel clareador em uma concentração mais baixa (dentro de uma seringa). Para utilizá-lo, basta colocar um pouquinho do gel em cada moldeira e encaixá-la no sorriso. O dentista define o tempo necessário de utilização do gel, (que pode variar de meia hora a quatro horas) e o número de vezes que o paciente precisará repetir o tratamento (que pode variar de 7 a 21 dias).

O clareamento torna os dentes mais sensíveis?

Em alguns casos, pode ocorrer a sensibilidade em excesso nos dentes, após a realização do clareamento, no entanto, o dentista é capaz de controlar rapidamente esse problema. Apesar de rara, é importante lembrar que essa hipersensibilidade apresentada por alguns pacientes, possui alternativas em diferentes níveis para seu tratamento. Por isso, é importante informar um especialista assim que perceber a aparição dos primeiros sintomas.

Quanto tempo duram os efeitos de um clareamento dos dentes?

Estudos apontam que a estimativa de retenção da cor do clareamento pelos dentes seja de 2 a 3 anos. No entanto, isso pode variar de acordo com o tipo escolhido e com o caso de cada paciente. Além disso, a higiene e a saúde bucal de cada indivíduo interferem diretamente na durabilidade do clareamento. Portanto, é necessário manter a limpeza dos seus dentes sempre em dia para garantir a potencialização dos resultados.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo