HOME Geral Exodontia de sisos

Exodontia de sisos

exodontia-de-sisos-uniqpro

A exodontia de sisos é a cirurgia de retirada dos dentes terceiros molares, também chamados de “dentes do juízo”, que são os últimos molares a romperem a cavidade oral na faixa dos 17 a 25 anos, em média. Quando não há espaço para o siso nascer, é possível que ele empurre ou desalinhe os demais dentes, provocando problemas de má oclusão dentária e dores nas articulações. Desta forma, em casos de dentes inclusos, semi-inclusos ou impactados, é necessária a extração de sisos, para evitar problemas no restante da arcada dentária.

Indicações para a exodontia de sisos

Além dos casos de má oclusão, a cirurgia de exodontia de sisos também é indicada em inúmeras outras situações. Por isso, é importante estar sempre atento aos seus sisos e procurar um dentista quando: houver a incapacidade de higienizá-los de forma adequada; perceber que o siso está pressionando ou empurrando os outros dentes; ocorrer alterações da mordida e da fala; perceber o aparecimento de infecções nos sisos ou o contato da raiz do siso com o segundo molar, que gera dor e pode requerer um tratamento de canal.

De maneira geral, as contraindicações da exodontia de sisos incluem déficit de saúde geral do paciente; Iatrogenias; pacientes em idade avançada; extrações precoces antes da formação de pelo menos 2/3 de raiz; processos infecciosos em estágio agudo e a possibilidade de tratamento conservador. Em todo caso, é importante consultar um especialista para saber se você está apto a cirurgia.

Como é feita a cirurgia?

Como toda cirurgia, a exodontia de siso requer um planeamento prévio, por isso, em um primeiro momento é realizado um raio x para verificar a posição e forma da ou das raízes e estruturas adjacentes. Na sequência, é aplicada uma anestesia local, a fim de evitar possíveis dores ou desconfortos, durante a exodontia de sisos. Em alguns casos, o dentista poderá ministrar um sedativo para controlar ansiedade ou nervosismo, deixando o paciente mais tranquilo para o procedimento, conforme a necessidade. De maneira geral, a cirurgia apresenta baixíssimo risco e pode ser realizada sem a necessidade de internação. Com relação a sua cicatrização, quando os cuidados indicados pelo médico são seguidos da maneira correta, o processo costuma ser tranquilo. No entanto, em pacientes fumantes, diabéticos e que apresentem alguma doença sistêmica prévia, a cicatrização ocorre de maneira mais lenta.

Cuidados no pós-operatório de exodontia de sisos

Em geral, a cirurgia ocorre de forma tranquila, uma vez que é realizada com anestesia. No entanto, após o procedimento, é necessário tomar alguns cuidados para garantir um resultado mais eficaz. Por isso, aqui vão algumas dicas para auxiliar você nesse processo:

Utilize compressas:

O gelo é uma ótima opção para aliviar a dor e o inchaço na região do siso, após a cirurgia. Segundo especialistas, é indicado aplicá-lo com uma toalha úmida durante 10 minutos na região da cirurgia e repetir sempre que achar necessário;

Cuide da sua alimentação:

Alimentos gelados podem ajudar a diminuir o inchaço após a cirurgia. Já os alimentos quentes devem ser evitados para não prejudicar a cicatrização da exodontia de sisos;

Cuidado com os medicamentos:

É importante tomar devidamente a medicação ou remédio prescrito pelo dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou antibiótico;

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas:

As substâncias tóxicas do cigarro podem aumentar o rico de infecção e as bebidas alcoólicas podem cortar o efeito do antibiótico receitado pelo seu dentista.

Cuide da sua escovação:

É importante manter uma boa higiene bucal em todos os momentos, mas após a exodontia de sisos ela é muito mais importante. No entanto, nos primeiros dias após a cirurgia, é indicado que haja uma escovação mais suave, especialmente, sem bater a escova na região que foi realizado o procedimento.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo