HOME Implantodontia Implantes dentários

Implantes dentários

IMPLANTODONTIA---implantes-dentários

Mais do que sorrisos bonitos, é necessário que sejam reabilitadas funções orais, como a mastigação e a fonética. Na implantodontia, a colocação de implantes dentários oferece inúmeros benefícios ao paciente. Os implantes dentários ajudam na recuperação definitiva de dentes que foram perdidos ao longo do tempo. São pinos de titânio instalados junto ao osso, e sobre eles são cimentadas próteses em porcelana ou zircônia. Os implantes podem recuperar um ou todos os dentes.

Indicações para o procedimento de colocação do implante

É indicado para pacientes que receberam diagnóstico de extração da raiz ou para os que já removeram essa parte do dente por algum motivo. A reconstrução é indicada para casos em que o dente definitivo não nasceu. Não há contraindicação para o processo de colocação de implantes dentários, a única coisa que pode impedir a sequência do tratamento é se o paciente apresentar algum problema no seu estado de saúde, ocasionando a não realização da cirurgia. Mesmo nestes casos extremos de saúde do paciente, o dentista ainda avaliará se realmente há a impossibilidade de colocação ou se mesmo com estas complicações o paciente estará apto a cirurgia.

Passo a passo da cirurgia de colocação de implantes dentários

Esse tipo de procedimento envolve trabalhos com osso e gengiva, pois para a colocação de implantes dentários é necessária a abertura da gengiva e perfuração do osso. Mesmo assim, a cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico, com a utilização de anestesia local.

1º passo: é realizado um planejamento individualizado de acordo com a necessidade de cada paciente;

2º passo: para iniciar o processo de colocação do implante, é necessário que seja feito um pequeno corte na gengiva do paciente para que o dentista consiga alcançar o osso;

3º passo: quando o dentista consegue alcançar o osso, ele é perfurado para que então possa ser colocado o implante. A perfuração é feita exatamente do tamanho dos implantes dentários que serão colocados;

4º passo: depois da perfuração do osso finalizada, o dentista consegue então realizar o procedimento de colocação do implante;

5º passo: o dentista realiza a saturação do local onde foi realizado o procedimento, para garantir a total saúde bucal do paciente. O procedimento dura, em média 30 minutos;

Após a cirurgia de colocação de implantes dentários, há o processo de osseointegração, que garante que o implante irá manter-se firma na arcada dentária. Este processo pode durar de 3 a 5 meses, dependendo muito dos cuidados que o paciente terá e da higienização bucal. Depois desse período, é necessário o retorno ao dentista para que o dente definitivo possa ser colocado.

A cirurgia de colocação de implantes dentários causa dor?

O procedimento pode causar desconforto no paciente, porém, é indolor, pois há o uso de anestesia local, e, se necessário, pode ser feita a sedação consciente.

Pós-operatório da colocação de implantes dentários

Normalmente não ocorrem complicações no processo de recuperação do paciente. Pode acontecer de haver um leve inchaço no local durante os primeiros dias. Caso haja algum tipo de dor ou desconforto, o dentista irá indicar medicações que administrarão esses desconfortos. Mas também, por se tratar de uma cirurgia, é recomendado que o paciente se mantenha em repouso e evite atividades pesadas nos 4 ou cinco dias após o procedimento. Neste período é importante também cuidar com a alimentação e ingerir apenas comidas pastosas para evitar esforços na mastigação.

Os implantes dentários têm um tempo de vida útil?

O caso dos implantes dentários se assemelha muito aos dos dentes naturais. Dentes nascem para durar a vida inteira, mas, por algum problema ao logo da vida, ocorre a perda. Com os implantes acontece basicamente a mesma coisa: quando há a colocação de um plante dentário, ele deveria durar a vida inteira, porém, talvez até pelos mesmos motivos que ocasionaram na perda do dente natural, pode haver também a perda do implante dentário.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo