HOME Implantodontia Levantamento de seio maxilar

Levantamento de seio maxilar

levantamento-do-seio-maxilar

O levantamento do seio maxilar é um procedimento indicado para quando há a reabsorção óssea devido à ausência de algum dente, sendo eficiente para a reabilitação da arcada dentária. De maneira geral, quando o paciente perde algum dente na região posterior da maxila (região superior na parte de trás do arco dentário), é possível que ocorra a perda de uma grande quantidade de osso em altura, o que faz com que haja uma aproximação da região chamada de seio maxilar. Essa região é envolvida por uma membrana, que pode ser elevada para a colocação de enxerto ósseo e, após um tempo, para a colocação do implante.

O que é o seio maxilar?

O seio maxilar representa o maior dos seios paranasais e pode ser caracterizado como uma cavidade oca que fica no interior do osso maxilar, abaixo das órbitas oculares, em ambos os lados. Seu formato é piramidal e a extensão da sua base segue a parede nasal, com seu ápice apontando em direção ao osso zigomático da face. O seio maxilar desempenha diversas funções, por isso é de extrema importância preservar essa área durante o transoperatório para evitar possíveis transtornos futuros. Além disso, caso ele apresente algum tipo de disfunção, é necessário realizar o seu levantamento.

Quais os tipos de levantamento de seio?

De maneira geral, existem duas formas para a realização do levantamento de seio maxilar, às quais são indicadas para cada paciente de acordo com suas características individuais. São elas:

Levantamento de seio maxilar traumático

Neste caso, é aberta uma pequena janela na região da gengiva, em sentido lateral ao local onde será feito o implante. Com isso, é feita a elevação da membrana sinusal e, logo abaixo dela, a inserção de uma quantidade óssea suficiente para cobrir o implante dentário após fixado. O levantamento do seio maxilar traumático é indicado para quando o paciente busca ganhar altura igual ou superior a 3mm, desta forma, os implantes podem ser adaptados no mesmo tempo cirúrgico do levantamento ou em uma sessão futura, quando não existir osso remanescente suficiente para mantê-los estáveis. Neste caso, conforme o tipo de osso utilizado, essa 2ª sessão para instalação deve ocorrer de 6 a 9 meses após a 1ª.

Levantamento de seio maxilar atraumático

Neste caso, é realizada a elevação por dentro da perfuração feita para instalação dos implantes, antes de fixá-los. O levantamento de seio atraumático é indicado para quando o paciente busca ganhar espaço em altura igual ou inferior a 2 e 3mm, desta forma, quando realizado o procedimento é importante buscar preservar a integridade da membrana sinusal, responsável por revestir e isolar o seio maxilar. Esse procedimento exige a utilização de materiais específicos e especialistas apontam diversas vantagens em sua realização, tais como o acesso minimamente invasivo, conservação de osso vital e suprimento sangüíneo, visualização, além de um ótimo controle endoscópico.

Objetivos da cirurgia

Pode-se dizer que a cirurgia de levantamento de seio maxilar tem como objetivo realizar um enxerto de osso para preencher a cavidade do seio maxilar entre a membrana que o reveste e o seu assoalho. Desta forma, o procedimento projeta a elevação do seio maxilar para aumentar a quantidade de osso na região posterior da maxila. Cabe destacar que o osso utilizado no procedimento pode ter origem autógena (provém do próprio paciente); alógena (provém de outra pessoa) ou xenógena (provém de outra espécie).

Pós-operatório do levantamento de seio

De maneira geral, sempre que realizado em um ambiente adequado e por profissionais capacitados, o procedimento acontece de forma segura e apresenta resultados supereficazes ao paciente. Da mesma forma, o período pós-operatório geralmente é muito bem tolerado com a medicação prescrita. Em alguns casos, é possível que ocorra a aparição de hematomas ou inchaço próximos a região operada, mas essa é um efeito considerado normal, uma vez que houve movimentação nesta região. Da mesma forma, é preciso controlar todo tipo de pressão sobre o seio maxilar durante o processo cicatricial e ficar atento a qualquer sintoma que possa comprometer seu resultado. Por isso, durante esse tempo, é de extrema importância contar com o acompanhamento de um profissional qualificado para obter as orientações de cuidado necessárias para o seu caso e garantir mais eficácia ao procedimento.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo