HOME Protética Núcleo dentário

Núcleo dentário

núcleo-preenchimento-uniq-odontologia

O que é núcleo dentário?

O núcleo dentário, também conhecido como pino, pino de reforço e pino dentário, é indicado para proporcionar mais resistência à coroa protética. Desta forma, o material é utilizado na parte interior da coroa, a fim de garantir a durabilidade da peça, sem que sofra com os esforços mastigatórios do paciente.

Quando o núcleo dentário é indicado?

O núcleo dentário é indicado quando o dente do paciente sofre danos com cáries ou está fraturado, porém, a raiz se mantém preservada. Com isto, o núcleo é instalado dentro da raiz para dar suporte à coroa protética, em muitos casos, durante o tratamento de canal.

Quais são os tipos de núcleo?

Há diferentes tipos de núcleos dentários que podem ser confeccionados conforme as necessidades de cada paciente. Com isso, o dentista, após a avaliação, poderá indicar o uso de núcleo de metal, zircônia, fibra de vidro ou de fibra de carbono.

Características dos tipos de núcleos dentários

De maneira geral, o núcleo metálico é considerado um dos tipos mais resistentes, sendo indicado para áreas mais escondidas e utilizado na arcada. Logo, o material de zircônia é uma opção mais estética por possuir a coloração branca e pode ser indicado para a área mais visível, na parte anterior da arcada.

Núcleo estético

A colocação do núcleo dentário reforça a estrutura dental, auxiliando no apoio e no encaixe para a reconstrução em dentes que sofreram fraturas. Desta forma, o tipo de cada núcleo pode ser definido a partir das necessidades de cada paciente. Em casos de reconstruções dentais menores, onde os dentes não sofreram com muitos danos na estrutura, a indicação de pinos de fibra pode ser uma solução estética e funcional. No tipo de núcleo de zircônia ou fibra de vidro, a indicação costuma ser mais recorrente em casos da perda de dentes frontais, onde há uma maior visibilidade e incômodo estético.

Núcleo de fibra de vidro

Com o passar dos anos, avanços como o uso de núcleos de fibra de vidro ganharam espaço entre os mais indicados. Entre as principais característica, a resistência, translucidez e a radiopacidade são destaque, além de possuírem módulo de elasticidade semelhante ao da dentina, permitindo uma melhor distribuição da tensão pela dentina radicular, auxiliando na diminuição do risco de fratura.

Os tipos de coroa protética

Assim como a necessidade de recuperação do dente, a definição do tipo de coroa também pode influenciar na escolha do núcleo dentário. Em alguns exemplos, na coroa protética com material de resina provisória o núcleo pode ser metálico. Já na coroa em porcelana, por exemplo, o núcleo pode ser metálico ou estético.

Os benefícios do núcleo dentário

O núcleo dentário é um material necessário para a reconstrução total do dente. No tratamento de canal ou de fraturas, o procedimento é realizado junto a colocação de uma coroa protética ou em restaurações. Seu principal benefício é dar sustentação à coroa e auxiliar na resistência de impactos e da mastigação, sem afetar a qualidade, a funcionalidade e a estética da sua saúde bucal.

Qual o valor do procedimento?

A colocação de um núcleo dentário será indicada após uma avaliação odontológica. Desta forma, o valor do procedimento será definido de acordo com as necessidades de cada paciente, como quantidade, consultas e gravidade, bem como, o tipo de núcleo e restauração. É importante ressaltar que os núcleos são construídos por laboratórios de prótese dentária, após a moldagem do dente e canais dentários. Com isso, procure sempre um especialista de confiança para um tratamento qualificado.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo