HOME Geral Odontopediatria

Odontopediatria

odontopediatria-uniqpro

A Odontopediatria é uma especialidade da odontologia dedicada à saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis desde a infância. Por isso, é recomendado que as visitas ao odontopediatra iniciem antes mesmo da criança nascer, para que o especialista possa orientar e preparar a gestante sobre a forma correta de cuidar da higiene do seu bebê, após o nascimento.

Benefícios da Odontopediatria

A odontopediatria oferece orientações para os pais, e cuidados para os filhos, a fim de garantir maior proteção à saúde bucal dos pequenos. Através de uma avaliação individual, o profissional consegue determinar qual o momento certo de fazer adaptações no cotidiano, evitando possíveis transtornos.

E isso irá se repetir durante um bom tempo, visto que o odontopediatra é quem vai acompanhar a criança em todas as fases do seu desenvolvimento na infância que, geralmente, vai até os 12 anos de idade. Após esse período, o odontopediatra pode identificar a necessidade de algum tipo de aparelho infantil e encaminhar o paciente a um ortodontista.

Qual a função do odontopediatra?

De maneira geral, a função deste profissional é cuidar e preservar os dentes de leite – que são de extrema importância para o desenvolvimento dos ossos da face – e preservar o espaço para os dentes permanentes, não permitindo que ocorra a redução do arco dentário nem a disfunção na articulação da mandíbula, durante o processo de desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.

Quais os problemas bucais mais comuns em crianças?

Os dentes definitivos começam a nascer a partir dos seis anos de idade, mas, antes disso, é importante cuidar ao máximo dos dentes primários (também chamados de dentes de leite), visto que a primeira dentição é quem irá nortear o desenvolvimento dos dentes definitivos. Nesse sentido, existem alguns problemas que podem afetar a saúde bucal dos pequenos e que precisam de uma atenção maior, são eles:

1) Chupetas e mamadeiras

Além de realizar a limpeza correta na gengiva dos bebês, antes da aparição dos dentes, também é importante ter cuidado com o uso de mamadeiras e chupetas. Isso porque caso não haja um acompanhamento adequado por um profissional, o uso desses itens pode causar graves impactos no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da face da criança. Nesse sentido, a presença de um odontopediatra é de extrema importância, uma vez que ele é a pessoa mais indicada para orientar os pais sobre quais os tipos de acessórios mais adequados para cada criança e até que ponto isso está afetando-a.

2) Cáries

Com a aparição dos primeiros dentes, o uso da mamadeira deve ser orientado com o máximo de cautela, devido às chamadas “cáries de mamadeira”. Elas estão relacionadas à falta de uma higienização bucal ou à sua realização de forma inadequada, após à ingestão de leite e outros líquidos à noite. Nesse contexto, a odontopediatria surge para indicar as recomendações necessárias para cada caso, tais como a forma correta de escovação, a pasta de dente mais adequada, quando deve ocorrer o início do uso de flúor e fio dental etc.

3) Bruxismo

Além das cáries, existe outro problema bastante comum durante a infância, o bruxismo, que é o hábito involuntário de ranger os dentes. De acordo com especialistas, ranger os dentes é algo comum até os seis anos de idade, visto que a boca ainda está em processo de crescimento e acomodação dos novos dentes. No entanto, é importante contar com o acompanhamento de um profissional nesse processo para evitar possíveis problemas no desenvolvimento dos dentes. Em alguns casos, o bruxismo também é apontado como um reflexo de problemas emocionais, devendo ser analisado por um especialista.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo