HOME Protética Prótese total provisória

Prótese total provisória

prótese-total-provisória-uniq-odontologia

O que é prótese total provisória?

A prótese total provisória é uma possibilidade funcional e estética na odontologia em casos de pacientes que necessitem extrair um ou mais dentes, principalmente, os frontais. Atualmente, após a extração dos dentes há a reposição imediata no consultório, por meio da prótese total provisória. Nesse processo, o paciente permanece com a prótese provisória de três a seis meses – tempo necessário para que haja a remodelação óssea do local e cicatrização dos tecidos moles. Após este período, é possível realizar a colocação da prótese total definitiva, a fim de concluir o procedimento odontológico.

Quando usar a prótese total provisória?

O uso de prótese total provisória pode ser necessário em diferentes tratamentos odontológicos. Casos de procedimentos com coroas fixas em porcelana, extração total dos dentes por doença periodontal ou de implantes dentários são alguns exemplos. Desta forma, a indicação do tratamento será realizada após uma avaliação com o dentista, considerando as necessidades e as características da região onde poderá ser utilizada.

Quais os riscos de não realizar o tratamento?

A perda dos dentes pode afetar não somente a estética facial, mas como a funcionalidade e a saúde bucal. Entre os riscos mais comuns com a não reposição de dentes perdidos, estão:

  • Modificação da mordida
  • Problemas de mastigação
  • Problemas digestivos
  • Disfunção da ATM (Articulação Têmporo Mandibular)
  • Perda da autoestima
  • Problemas de fonação

Como é realizado o procedimento com prótese total provisória?

O dentista irá moldar a anatomia do maxilar e mandíbula, assim como realizar o planejamento na consulta anterior à extração dos dentes do paciente. Assim, a prótese será confeccionada para proporcionar mais conforto e bem-estar com uma estrutura removível e dentes de resina mais resistentes, podendo ser elaborada com cor e formato dos dentes de forma natural, bem como, com a cor semelhante à da própria gengiva.

Adaptação à prótese total provisória

Embora o uso da prótese total provisória seja essencial para a rotina e uma maior qualidade de vida do paciente após a extração dos dentes, a adaptação requer tempo e paciência. Pela necessidade de ser elabora em um material mais espesso e extenso, a prótese pode ter uma retenção mais móvel na boca, fazendo com que paciente esteja mais cuidadoso nas primeiras semanas de adaptação do dispositivo temporário.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo