HOME Estética Restauração de resina

Restauração de resina

restauração-de-resina-uniqpro

A restauração de resina é uma técnica utilizada para recuperar a estrutura, aparência e funcionalidade dos dentes em casos de sua remoção parcial. De maneira geral, o especialista pode utilizar diversas técnicas para restaurar o dente, a fim de corrigi-lo, caso esteja quebrado ou deteriorado. Em caso de cáries, a restauração é utilizada para preencher a cavidade do dente, protegendo-a e evitando a ação de bactérias ao final do tratamento.

O que é resina?

As resinas compostas são materiais plásticos e estéticos, com alto potencial estético e que permitem simular todos os efeitos ópticos de um dente, tais como transparências, fluorescências e detalhes como trincas e pigmentações. As resinas são comercializadas em diversas cores, semelhantes aos dentes naturais, o que possibilita diariamente o aperfeiçoamento das restaurações, com resultados muito mais eficazes aos pacientes.

Como funciona a restauração de resina?

A restauração de resina não é considerada um procedimento complexo, pois envolve poucos processos e um pós-operatório tranquilo. De maneira geral, o dentista retira a parte que está deteriorada do dente, limpa-a e preenche sua cavidade com a resina. Quando essa cavidade é fechada, o dentista visa prevenir a deterioração do dente pela possível ação de bactérias.

Em um passo a passo breve, o procedimento envolve as seguintes etapas:

  • Aplicação de anestesia local;
  • Retirada da cárie;
  • Reparação de uma extensão retentiva para fixar a restauração;
  • Colocação da resina;
  • Remoção do excesso de material da cavidade;
  • Verificação da oclusão da arcada dentária para evitar problemas de mastigação e articulação.

Quais as vantagens da resina no processo de restauração?

De maneira geral, a cavidade do dente pode ser preenchida com diferentes tipos de materiais, tais como ligas metálicas, resina e porcelana. A resina, especialmente, apresenta uma grande vantagem para a estética do paciente, já que o dentista pode adaptar sua coloração e tonalidade às do dente original, conferindo um resultado muito mais próximo ao natural.

Além disso, a resina possui alta durabilidade; aumenta a capacidade de resistência à mastigação; possui um sistema adesivo de qualidade, podendo ser fixada no dente de maneira fácil e é um material maleável, permitindo que o trabalhe no dente o tempo que for preciso para ter um resultado satisfatório.

No entanto, esse material não é indicado para o caso de restaurações muito grandes, devido às chances de lascar ou se desgastar com o tempo. Por isso, é importante sempre contar com a orientação de um especialista na hora de escolher o material para a sua restauração dentária, visto que cada caso exige um tipo específico para obter melhores resultados.

Cuidados após a restauração de resina

Assim como qualquer outro procedimento dentário, a restauração de resina também requer alguns cuidados para preservar a coloração do dente próxima do original, após o procedimento. Nesse contexto, os dois principais são:

  1. Utilize uma escova com cerdas macias para a sua higiene bucal, a fim de garantir maior proteção aos resultados da restauração;
  2. Evite a ingestão de alimentos com corantes (café, vinho, temperos colorantes etc.), pois eles podem promover manchas na própria resina.
  3. Evite o uso de antissépticos à base de álcool, pois essa substância pode comprometer a qualidade da resina;
  4. Não ingira alimentos quentes ou frios, pois as temperaturas extremas podem causar dor aos seus dentes. Opte por alimentos em temperatura mediana.
  5. Evite comer doces. Esse tipo de alimento, geralmente possui aspecto pegajoso e pode se prender à estrutura dos seus dentes, comprometendo os resultados do seu procedimento;
  6. Opte por uma mastigação lenta, pois apesar de diminuir os efeitos das cáries, a restauração pode aumentar a sensibilidade dos dentes. Por isso, é recomendado que o paciente mastigue devagar nos primeiros dias após o procedimento, para garantir melhores resultados.

Além desses dois cuidados básicos, é possível que o seu dentista indique outras especificidades para o seu caso, a fim de otimizar os seus resultados da restauração de resina e preservá-los por muito mais tempo.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo