HOME Endodontia Tratamento de canal

Tratamento de canal

tratamento-de-canal

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal de uma raiz dentária serve para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados, que, normalmente, foram infectados por cáries profundas ou sofreram algum tipo de fratura. O procedimento de tratamento de canal envolve a remoção da polpa do dente que foi danificada, limpeza e desinfecção e, em seguida, é realizado o preenchimento e selamento da área que recebeu o tratamento.

Dicas e cuidados após o tratamento de canal

Dentes cuidados, tratados e restaurados podem durar por muito tempo ao longo da vida se forem seguidos os cuidados recomendados pelo seu dentista. Confira alguns cuidados necessários após o procedimento de limpeza da polpa dentária:

Realize uma boa higiene bucal

Ter o hábito de uma boa higiene bucal é fundamental para prevenir seus dentes de infecções a longo prazo. Desta forma, realizar atos simples no dia a dia, como a escovação após cada refeição, principalmente quando você ingerir alimentos e bebidas doces, auxilia no equilíbrio e na qualidade dos seus dentes. Além disso, é indicado que, em ao menos uma dessas escovações, se utilize o fio dental para evitar que haja o acúmulo de alimentos entre os dentes.

Visite seu dentista regularmente

Embora os cuidados com a saúde da sua boca iniciam em casa, a consulta periódica ao odontologista é essencial. Tenha o hábito de visitar o seu dentista e evite problemas dentários e gengivais.

Evite ingerir alimentos rígidos

A forma como nos alimentamos também influencia na qualidade dos nossos dentes. Em cada caso, junto ao acompanhamento odontológico e a realização da higiene, alguns alimentos mais rígidos podem ser evitados para não prejudicar e danificar canais das raízes, por exemplo, contribuindo assim, para uma saúde bucal completa.

5 sinais de que você precisa procurar um endodontista

1) Dor

Como a polpa do dente encontra-se em um a parte mais profunda, em alguns casos pode haver um grande desconforto. Um desses sintomas pode ser uma dor incessante e latejante no próprio dente. Também há o desconforto ao ingerir alimentos e bebidas quentes e gelados. Em alguns casos, quando a situação é mais grave, a pessoa tende a sentir dores até com baixas temperaturas. Dores na região do maxilar, ouvido e cabeça também podem indicar a necessidade de um tratamento de canal.

2) Inchaço

Um dos sintomas que aparece rapidamente é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por conta da infecção na raiz, dentro do osso no maxilar ou mandíbula. Esse inchaço, quando mais grave, pode afetar até a pálpebra dos olhos, gerar abcessos, bolsas de pus no dente. Não cuidar desse problema pode acabar trazendo transtornos muito maiores, como uma lesão grave ou até cair na corrente sanguínea, provocando sérios problemas à sua saúde.

3) Trauma

Alguns traumas mais graves causados por acidentes e quedas podem ocasionar o escurecimento dos dentes, tirando o tom natural dele. Isso ocorre por uma necrose após a ruptura nervosa da polpa.

4) Fratura dentária

Quando, por algum motivo, ocorre a quebra no dente, a fratura pode acabar deixando o nervo exposto às infecções. Desta forma, caso o dentista ache necessário, indicará um tratamento de canal.

5) Estrutura dental danificada

Perceber a estrutura do dente danificada pode ser visivelmente mais fácil, ao notar a região mais debilitada. Nestes casos, é possível que o paciente não sinta tanta dor e a indicação do tratamento de canal só será definida por meio de uma radiografia.

Em quantas sessões é finalizado um tratamento de canal?

O número de sessões irá depender muito de como está o estado do dente. Se não houver infecção, uma sessão é suficiente. Mas, em casos de grandes infeções, podem ser necessárias duas ou mais sessões para promover uma boa limpeza e descontaminação da polpa do dente.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


    Topo